III SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DO PARÁ
- 19 a 21 de Novembro de 2018 -
"Poluição Hídrica e seus impactos sobre as espécies."
O EVENTO
A poluição hídrica dos rios, mares, oceanos e dentre outros corpos hídricos, caracteriza-se pelo lançamento de diversos tipos de matéria que provoca alterações nas propriedades físico-químicas de um corpo d’água. Em meio a vários tipos de poluição deste meio, podemos citar os lançamentos de efluentes agrícolas, domésticos, comerciais e industriais, bem como resíduos sólidos diversos. A consequência se dá no comprometimento da qualidade das águas superficiais e subterrâneas que afeta a saúde das espécies, tanto animais, quanto vegetais, gerando um prejuízo inestimável.
Diante esta problemática mundial, a Associação Cultural Nhandeara tem o prazer de divulgar o acontecimento do III Seminário Internacional de Educação Ambiental do Pará, que em 2018 traz como tema “Poluição Hídrica e Seus Impactos Sobre as Espécies”.
Através de fortes parcerias firmadas, o evento será promovido pela Associação Cultural Nhandeara, uma organização internacional com sede na Itália, que foi criada no intuito de difundir a cultura brasileira, especialmente a paraense, aliando nessa perspectiva de divulgação cultural a lógica de sustentabilidade.
O seminário é constituído de um circuito de palestras expositivas sobre a realidade dos Mananciais e corpos hídricos, onde a experiência de representantes de organizações governamentais e não governamentais será compartilhada com o público participante, além de contar com momentos de debates e exibição de curtas metragem envolvendo a temática.
Será um evento aberto ao público, realizado no período de 19 a 21 de Novembro em espaços diferentes, conforme a atividade desenvolvida em cada dia, o evento contará também com a feira sustentável, do agricultor ao artesão.
Confira na nossa programação.
Venha e participe!! Juntos somos fortes!
Tema:
"Poluição Hídrica e seus impactos sobre as espécies."
19-21 de Novembro, 2018
UFPA - 19/11
CENTRO DE EVENTOS BENEDITO NUNES – CEBN
UFRA - 20/11
CINE OLYMPIA - 21/11
Realização
Márcia Vieira
Presidente da Associação Cultural Nhandeara
A Associação Cultural Nhandeara foi criada em Florença- Itália no dia 07 de setembro de 2007, pela brasileira e paraense Márcia Vieira, com o objetivo de promover, divulgar e fomentar a cultura paraense através do intercambio cultural entre Brasil e Itália, Toscana e Amazônia.
Por muito tempo a Amazônia foi considerada uma região misteriosa, cercada pela maior floresta tropical úmida do planeta, que de certa forma sempre a protegeu da invasão de intrusos indesejados, mas também, impedia que seus habitantes entrassem em contato com outras realidades. Com o passar do tempo, a medida que seus segredos foram sendo revelados através dos inúmeros inventários e levantamentos de seus recursos naturais, minerais e energéticos, a situação se inverteu e a região passou a ser o foco do mundo inteiro.
Atualmente a Amazônia está na pauta de muitos debates dentro e fora do país, sendo a causa de acirradas polêmicas entre ambientalistas e investidores. Muito se tem falado de suas reservas naturais, da sua biodiversidade, da devastação e da sua importância para o equilibrio do clima no planeta, mas pouco, ou quase nada, se sabe sobre sua gente, de seus costumes e tradição. Mesmo dentro do Brasil são raras as vezes que este intercâmbio cultural com outras regiões é incentivada. Apesar de a região ser tema de tantos estados e discussões, seu povo e sua cultura continuam pouco conhecidos.
Desta forma Márcia Vieira, Presidente da Associação Cultural Nhandeara, buscou mostrar para o mundo a diversificação de sua cultura, tentando contribuir para a mudança de um esteriotipo deturpado dentro e fora do Brasil.
Assim, a Nhandeara vem desenvolvendo este trabalho por meio de exposições, em parceria com o governo italiano. Inclusive, por várias vezes, a entidade recebeu o patrocínio da prefeitura de Florença, na Itália, para apresentar esse trabalho. Foi assim que se iniciou o processo de intercâmbio cultural, que também divulga, em Belém, um pouco da cultura florentina.
E em 2012, tornou-se um espaço exibidor do Circuito Tela Verde - CTV do Ministério do Meio Ambiente do Brasil, com objetivo de promover a educação ambiental no estado do Pará, para tutelar e preservar nosso maior patrimônio, a Amazônia.
O CTV promove regularmente a Mostra Nacional de Produção Audiovisual Independente, que reúne vídeos com conteúdo socioambiental para serem exibidos em todo território nacional e em algumas localidades fora do país, com o objetivo de divulgar e estimular atividades de educação ambiental, participação e mobilização social por meio da produção independente audiovisual, bem como atender a demanda de espaços educadores por materiais pedagógicos multimídias.
Parceria
Apoio
CONTATO
Para outras perguntas e comentários envie um email para sieapbrasil2018@gmail.com